Buscar
  • Beatriz Yumi

Meu primeiro dashboard no Power BI

Como eu havia mencionado no meu post falando sobre cursos gratuitos de Power BI, eu decidi seguir com um curso da Data Science Academy, que é voltado para cientistas de dados. O primeiro exercício envolvia você se colocar no lugar de um analista de dados de uma empresa revendedora de automóveis de luxo com sede em São Paulo. A proposta é montar um dashboard para o seu gerente que contenha as seguintes informações:


  1. Total de Vendas por Ano

  2. Custo de Entrega do Veículo por Fabricante

  3. Custo de Mão de Obra por Estado

  4. Total de Vendas Geral e Matriz de Vendas


O dataset já estava pronto e limpo, então foi bem fácil de seguir com o exercício, ainda mais que as aulas são bem instrutivas. O software é muito intuitivo, ainda mais para quem tem experiência com outros programas do pacote Office. Muitas das customizações são iguais aos dos gráficos do Excel, então foi bem tranquila a adaptação. Acredito que o Power BI traz a tona um ponto muito importante, não adianta saber mexer na ferramenta se você não sabe fazer uma boa análise de dados. É difícil montar um gráfico que seja simples e intuitivo, que contenha apenas as informações necessárias. Portanto nesse quesito, acredito que é, além de uma boa ferramenta para treinar visualização de dados, um bom termômetro para saber o quanto se está versado na análise de dados em si.


Além do que aprendi com a Data Science Academy, também aproveitei algumas dicas que peguei de Data Story Telling do meu curso na Tera, especialmente para escolher uma paleta de cores pro meu estudo. O site que eu usei é o Coolors + Skillshare.


Deixo aqui embaixo uma versão interativa do meu dashboard e o link para quem quiser visualizar no próprio browser.



65 visualizações

©2020 por Beatriz Yumi Simões de Castro